Boas! Sou profissional da area e tenho uma filha portadora de síndrome de Down. Me inscrevi pra ter materiais e aprimorar conhecimento pra ajudar a escola que ela frequenta a trabalhar com ela e com outros educandos . Agradeço muito pelas dicas, materiais e principalmente por acreditar que é possível. Vcs estão fazendo a diferença. Gratidão e parabéns
Eu quero ajuda para montar uma prancha para meu aluno com sindrome de down não verbal ,estuda no 6 ano chegou esse mês na escola.Nao se comunica de nenhuma forma.Nao sei como proceder.
Obrigada pelas aulas maravilhosas , eles têm ajudado muito no meu trabalho ( as orientações aos professores ) . A cada aula fico mais encanta com tantas aprendizagens.
Olá, gostaria de um passo a passo sim. Vou assistir toda a série até chegar na “Prancha no celular”. Muito obrigada por disponibilizarem esse conteúdo tão importante para nossos alunos. Grande abraço!
Olá, professor Leandro e toda Família Itard! Saudações inclusivas! A comunicação alternativa, que destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever, nos possibilita uma outra forma de comunicação além da modalidade oral, como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto, uso de sistemas sofisticados de computador com voz, que facilitam a comunicação de pessoas. Um avanço em termos de comunicação, para a educação inclusiva. Devemos prestar atenção nas palavras que o aluno já domina, para seguir em frente, adaptando cada vez mais esse conjunto de procedimentos técnicos e metodológicos direcionado a esse público, buscando sempre a sua evolução. Infelizmente nem todos possuem acesso e nós, professores, ainda não possuímos a capacitação adequada, para uso de todas essas ferramentas. Porém, o mais importante é buscar a comunicação com os elementos que já temos disponíveis, o que possuímos no momento. Seguir em frente e nunca desistir! Abraços inclusivos!
Olá, Maria Luisa!?
Agradecemos imensamente o seu comentário, foi enriquecedor!
Exatamente, é necessário buscar meios que proporcionem aos alunos comunicar-se com o mundo do qual fazem parte, poder demonstrar seus sentimentos, dar voz para que eles possam demonstrar o que querem, suas necessidades e vontades. É fundamental trabalhar as especificidades de cada um para se chegar a uma real interação no meio em que vivem!
Abraços Inclusivos da Família Itard!
Oi Leandro e Ana! Sempre assisti as lives, mas esse é o primeiro curso que faço com vocês.Admiro muito o trabalho de toda a equipe.Espero aprender bastante para poder aplicar na sala de AEE. Muita expectativa!!
Gostei muito. Trabalho com um aluno que tem Sindrome de Down que apresenta muita dificuldade para comunicar-se. Tenho certeza que nesse primeiro episodio já ampliou o meu conhecimento para expandir o vocabulário do meu aluno e aumentar sua comunicação.
Oi, Leandro. estou gostando muito do curso. Muito bom ampliar o meu conhecimento sobre as dificuldades que as crianças têm. Temos muita necessidade de nos comunicar. As crianças precisam de muita atenção e de ambiente positivo para isso.
Bom dia, Valdirene!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Bom dia, Angela!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “A Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Bom dia, Mariangela!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Boa tarde Leandro!
Gostei muito das suas explicações, muito esclarecedoras, espero aprender bastante com esse curso, pois quero proporcionar um aprendizado de qualidade para os meus alunos. Quero aaprender montar a prancha, o passo a passo do letmetalk. Grata a toda família Itard.
Abraço inclusivo.
Bom dia, Francisca!
Que alegria ter você aqui conosco!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Muito obrigada pelo carinho professor Leandro. Me formei pedagoga, e estou me especializando em AEE. Espero colocar em prática os conhecimentos que venho adquirindo com o seu curso juntamente com as suas Lives.
Achei interessante e viável, a ideia de trabalhar a linguagem do aluno, em diversos ambientes, não se prender ao padrão. Toda forma de comunicação é aceitável e o professor deve possuir uma escuta sensível, para dar uma melhor atenção às necessidades do seu aluno. Como vc disse, não devemos ignorar a estes apelos. Temos que agir com naturalidade em todos os aspectos e procurar estimular todas as conquistas, da melhor forma possível. Gostaria, se fosse possível, que nos auxiliasse na montagem da prancha inicial no Sistema LetMeTalk. Agradecida! Abraços inclusivos.
Boa tarde, Maria Luisa! ?
Agradecemos seu comentário enriquecedor!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Boa tarde Leandro!
Só pude participar da Família Itard hoje, e gostei bastante deste 1º episódio.
Me inscrevi logo depois da semana do professor do AEE, se não me engano, na live anterior Ana falou sobre um conteúdo interessante, mas não participe. Tem como assistir esta aula?
Parabéns por mais esta aula!
Aguardo resposta.
Maria das Graças
Boa Tarde, Josiane!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “A Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”!
Ok? ?
Parabéns estou gostando muito dessa oportunidade de adquirir um novo aprendizado. Gostaria de saber como montar e trabalhar com a prancha do LetMetalk.
Olá, Ana Cláudia!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! Ok?! ?
Olá, Laurizete!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Olá, Alexandra! ?
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Olá, Alexandra!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”!
Ok?!?
Bom dia estou iniciando o curso hoje, já estou gostando, é bom ter claro que o aluno pode crescer mais a partir da nossa intervenção, sendo ela o melhor possível, por isso quero aprender cada dia mais.
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Raquel ? Boa Tarde!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Estou começando o curso hoje ,penso que vai ser de grande valia para a profissão que escolhi, que é a educação especial,e só tenho agradecer a vocês,gratidão.
Carmen, Boa Tarde!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Boa tarde ! Estou amando, muito boa explicação, acredito que vou poder ensinar melhor meus alunos e já muito ansiosa pra montar a prancha .
Obrigada pela oportunidade interagir com a família itard.
Cenira,
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Eliane, Boa tarde!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Bom dia estou iniciando o curso hoje, já estou gostando, é bom ter claro que o aluno pode crescer mais a partir da nossa intervenção, sendo ela o melhor possível, por isso quero aprender cada dia mais.
Estou adorando o curso e estou muito motivada para fazer a diferença na vida dos meus alunos!!!
Preciso aprender a criar uma prancha para minha aluna, aguardando ansiosa!!! Gratidão
Tenho muita dificuldade com relação a CAA,porque muitas vezes eu não sei como iniciar com a criança. Quero fazer a diferença com esse curso,quero aprender para poder ajudar meus alunos, já que a secretaria de educação não disponibilizar nem uma formação para nós professores da rede municipal.
Olá família Itard!
Estou muito feliz em participar das aulas.
Hoje percebo que já tenho novos conhecimentos para desenvolver minhas aulas com mais eficiência. Sabe o que é você procurar ajuda e não encontrar ninguém que possa te dá um suporte?
Hoje me disponho de conhecimento e recursos que podem me ajudar a solucionar alguma situação que venha surgir.
Olá Flora!
Agradecemos imensamente pelo seu comentário!?
É uma honra ter você aqui conosco!
Vamos em frente, uns ajudando aos outros, e juntos iremos fazer a diferença! ??????
excelente! como é importante receber tantas dicas importantes para ajudar nosso aluno com dificuldade de comunicação. Quero aproveitar o máximo desse curso maravilhoso! Obrigada a toda família Itard.
Boa noite , excelente a comunicação é o princípio de tudo mesmo é se fazer um indivíduo por si só, parabéns
Gostaria de.saber sobre a prancha ler me talk.
Obrigada pelo aprendizado!!
Boa tarde, Maria Oliveira!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Eu quero ajuda pra montar a prancha. Fiquei muito feliz por assistir a essa aula, pois tenho dois alunos que não falam um é PC e outra tem convulsões e já comprometeu a fala. Eu nem sabia como ajudar, obrigada. Vou poder ajudá-los daqui pra frente.
Oi Dea!
Vamos te ajudar! ?
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Excelente aula!!! Muitas dicas valiosas!!! Algumas já coloquei em prática, mas confesso que estou feliz com as novidades. Tudo muito bom!!! Parabéns!!!
Olá, Edna!
Vamos te ajudar!!!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Tenho certeza q fiz um comentário, vim olhar se vc respondeu, e não encontrei o meu registro. Inclusive qdo enviei esse, e os outros, recebo a mensagem da duplicidade de comentário. Assim fica impossível haver interação.
Boa tarde!
Estou adorando o curso, parabéns pelo seu entusiasmo.
Recebi anos atrás o Boardmaker pelo MEC, preciso aprender, para utilizá-lo, e tb o passo a passo do letme talk.
Já uso a comunicação alternativa na minha sala de AEE, estou amando tanto conhecimento adquirido, e não vejo a hora de colocar em prática todo aprendizado, obrigada Leandro e equipe.
Boa noite, professor Leandro!
Já baixei o letimy talk, mais nao consigo fazer as pranchas. Gostaria se possivel você me ensinar o passo a passo para utilizá-lo.
A COMUNICAÇÃO É REALMENTE FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO, SEJA ELA QUAL FOR…TRABALHO EM UMA ESCOLA QUE É EXCLUSIVAMENTE DE EJA, ONDE RECEBEMOS ALUNOS DE DIFERENTES CATEGORIAS DE DEFICIÊNCIA E DESDE O ANO PASSADO FOI MATRICULADO UM ALUNO COM TEA QUE FALTAVA MUITO AS AULAS E AINDA APRESENTAVA-SE APÁTICO, SEM DEMONSTRAR QUALQUER TIPO DE SOCIALIZAÇÃO, POIS DEVIDOS AOS MEDICAMENTOS PASSAVA A MANHÃ DORMINDO OU OLHANDO PARA O “NADA”… NESTE ANO, A FAMÍLIA RENOVOU SUA MATRÍCULA E O MESMO CONTINUA COM BAIXA FREQUÊNCIA, MAS TIVE A INICIATIVA DE TENTAR UMA COMUNICAÇÃO COM ELE, VISTO QUE ASSIM COMO EU A PROFESSORA REGENTE NÃO SABE COMO LIDAR, LOGO, ELE PASSA O TEMPO NA CARTEIRA SEM FAZER NADA… COMECEI A DAR “OI”, SEMPRE FALANDO O NOME DELE E TENTANDO APROXIMAR-ME, MAS COM CUIDADO, POIS QUANDO ALGUÉM SE APROXIMA ELE LEVAR UMA DAS MÃOS EM DIREÇÃO ÀS PARTES ÍNTIMAS DA PESSOA COM A INTENÇÃO DE TOCAR… ENTÃO, QUANDO EU CHEGO PERTO, COM MUITO CUIDADO, JÁ PEGO A MÃO DELE COM CARINHO E DIGO “AQUI NÃO, ISSO AQUI É MEU E NINGUÉM PODE TOCAR”… INTERESSANTE PORQUE NESTE ANO ELE JÁ SORRIU E BATEU PALMAS NA SALA! EU FIQUEI SUPER FELIZ, POIS ELE NUNCA TINHA MANIFESTADO COMPORTAMENTO ALGUM, A NÃO SER DE LEVAR A MÃO EM DIREÇÃO AO LUGAR ERRADO. JÁ ESTAVA COM ALGUMAS IDEIAS DE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DAQUELE GAROTO NESTE BENDITO ANO. INFELIZMENTE VEIO A PANDEMIA… MAS ASSISTINDO A JORNADA E VENDO ESTE VÍDEO CONTINUO INQUIETA E MAQUINANDO QUE PODERIA MONTAR UMA PRANCHA DE COMUNICAÇÃO PARA QUE A FAMÍLIA POSSA APLICAR COM ELE, TENDO EM VISTA QUE NÃO POSSO ESTAR COM ELE NESTE PERÍODO. ELE MORA COM A FAMÍLIA DA IRMÃ DELE E ELA ME FALOU QUE EM CASA ELE PRONUNCIA ALGUMAS PALAVRAS PARA SE COMUNICAR. FIQUEI MUITO SURPRESA, POIS NA ESCOLA ELE NÃO MANIFESTA NENHUM COMPORTAMENTO. ACHO QUE VALE A PENA TENTAR, NÃO É MESMO?!
AGRADEÇO ENORMEMENTE AO PROFESSOR LEANDRO E SUA A EQUIPE POR ESTAREM SENDO LUZ EM MINHA PROFISSÃO!
Olá Marília, agradeço seu carinho! Que felicidade ler sua mensagem e saber que você já acredita no potencial da comunicação alternativa. Agora basta começar! Realmente levar uma prancha ser usada na casa do aluno, orientando eles a fazerem uma leitura compartilhada de algum livro ou filme ou algo do interesse do aluno, fará toda a diferença! Abraços!
Nossa! Que maravilha! ?
Muito obrigada pela oportunidade de conhecer o Instituto Itard. Já indiquei para muitas pessoas, porque amei tudo que tenho aprendido. E assim como os outros, também quero aprender a fazer a prancha para o meu aluno utilizando o aplicativo… Gratidão sempre!????
É verdade excelente essa explicação,porém preciso do pdf do slaide, professoor …É muito bacana esse material ( sou Lucinete Ferreira dos Santos de Sento-Sé_Bahia) Desde já muito obrigada e conto com vocês com a convicção de que está sendo e será maravilhoso esse aprendizado,espero e oro para me sair bem e que mais na frente eu,nós consigamos ajudar muito mais pessoas,lidar com essa modalidade nos treina para saber enchergar muitos potenciais….boa noite
Boa tarde! Assistindo hoje! Concordo plenamente com o desenvolvimento global! Trabalhei com uma criança…no início sem diagnóstico. totalmente depende quando chegou a escola. Só andava segurando na mão, usava fraldas (4 anos)…bem tudo que queria saía “puxando” alguém de sua confiança. Conversamos com a mãe…e pedimos que ela deixasse ele pedir as coisas ao invés de “adivinhar” o que ele queria. Para resumir, o dia que ele foi ao bebedouro da escola sozinho! Foi uma alegria imensa! Daí já melhorou nas tarefas…e começou a falar palavras como mamãe, professora…com ausência de fonemas. Então, no meu uniforme coloquei a palavra PROFESSORA…e quando ele queria chamar minha atenção…falava e mostrava na minha blusa! Realmente quando estimulamos uma área acontece o desenvolvimento torna-se global! Maravilha!
Obrigado por compartilhar sua experiência Marineide. Realmente o desenvolvimento é global e todas as áreas precisam ser estimuladas! Abraços inclusivos!
😀 Estou fazendo adaptações das atividades das professoras regentes que trabalho, tenho cinco alunos, cada um com uma dificuldade, um diagnóstico, uma especificidade e uma realidade social. A fala de que temos de trabalhar com o que temos é e deve ser o nosso lema. Infelizmente, colegas de trabalho não estão se dedicando como deveriam, pois acreditam que a escola, os pais deveriam disponibilizar material e formas para que eles ( os professores) pudessem adaptar “direito” . Muitas pessoas possuem : preguiça, má vontade, medo e as vezes até desinteresse em aprender algo para poder seguir a sua função. Desviam o foco para algo, desviando a responsabilidade de ser um bom profissional.
Olá Danilo, muito bem colocado: temos de trabalhar com o que temos! Desviar o foco, arrumar desculpas para não fazer, encontrar culpados para um problema… todos esses são meios de fugir da responsabilidade. Sabemos que o professor não é o único responsável pelo aprendizado do aluno, existem outros envolvidos, mas todos tem uma parcela de responsabilidade. A pergunta que devemos fazer sempre é: será que estou sendo tudo o que eu poderia ser na vida desse aluno? Obrigado. Abraços!
Olá Nelve! Excelente pergunta. Sim, todos os planejamentos (PDI, PEI e PAEE) foram pensados para atender as 10 competências gerais da BNCC: empatia, autonomia, comunicação, etc. Já o PEI por disciplina, ele deve contemplar essas competências também, mas deve atender aos requisitos da BNCC específicos para cada disciplina. A participação do professor da disciplina é fundamental, pois cada disciplina tem uma série de requisitos, como por exemplo: competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental.
Olá Ester, pode deixar! Vamos fazer isso na live de terça feira ao vivo! Não perde… mas qualquer coisa a gravação ficará aqui para os membros da Família Itard. Abraços!
Nossa! Que maravilha! ?
Muito obrigada pela oportunidade de conhecer o Instituto Itard. Já indiquei para muitas pessoas, porque amei tudo que tenho aprendido. E assim como os outros, também quero aprender a fazer a prancha para o meu aluno utilizando o aplicativo… Gratidão sempre!????
290 comentários até agora. Comente você também!
Olá. Não achei o aplicativo Let me talk, será que não tem mais?
Boas! Sou profissional da area e tenho uma filha portadora de síndrome de Down. Me inscrevi pra ter materiais e aprimorar conhecimento pra ajudar a escola que ela frequenta a trabalhar com ela e com outros educandos . Agradeço muito pelas dicas, materiais e principalmente por acreditar que é possível. Vcs estão fazendo a diferença. Gratidão e parabéns
Eu quero ajuda para montar uma prancha para meu aluno com sindrome de down não verbal ,estuda no 6 ano chegou esse mês na escola.Nao se comunica de nenhuma forma.Nao sei como proceder.
Acolher as tentativas de comunicação: responder, presumir a competência do aluno, manter o foco em uso, esperar até 5s pela resposta.
Boa Tarde! É um prazer ter conhecido este Instituto Iterd. Estou me encontrando como verdadeiro Professora do AEE.
Obrigada pelas aulas maravilhosas , eles têm ajudado muito no meu trabalho ( as orientações aos professores ) . A cada aula fico mais encanta com tantas aprendizagens.
Excelente aula, adorei as dicas, quero aprender passo a passo.
Olá, gostaria de um passo a passo sim. Vou assistir toda a série até chegar na “Prancha no celular”. Muito obrigada por disponibilizarem esse conteúdo tão importante para nossos alunos. Grande abraço!
OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO SEUS PRECIOSOS CONHECIMENTOS,OS QUAIS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA PROMOVERMOS A INCLUSÃO.
Olá, Rosiomar!
Nós que agradecemos sua participação! ?
Estamos juntos nessa missão: Todos pela Inclusão! ??????
boa noite, família Itard. estou começando o curso vocês agora.
Olá, Rosa ?
Que maravilha!
Seja muito bem vinda!
Muito bom. Parabéns Leandro!!
Olá, professor Leandro e toda Família Itard! Saudações inclusivas! A comunicação alternativa, que destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever, nos possibilita uma outra forma de comunicação além da modalidade oral, como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto, uso de sistemas sofisticados de computador com voz, que facilitam a comunicação de pessoas. Um avanço em termos de comunicação, para a educação inclusiva. Devemos prestar atenção nas palavras que o aluno já domina, para seguir em frente, adaptando cada vez mais esse conjunto de procedimentos técnicos e metodológicos direcionado a esse público, buscando sempre a sua evolução. Infelizmente nem todos possuem acesso e nós, professores, ainda não possuímos a capacitação adequada, para uso de todas essas ferramentas. Porém, o mais importante é buscar a comunicação com os elementos que já temos disponíveis, o que possuímos no momento. Seguir em frente e nunca desistir! Abraços inclusivos!
Olá, Maria Luisa!?
Agradecemos imensamente o seu comentário, foi enriquecedor!
Exatamente, é necessário buscar meios que proporcionem aos alunos comunicar-se com o mundo do qual fazem parte, poder demonstrar seus sentimentos, dar voz para que eles possam demonstrar o que querem, suas necessidades e vontades. É fundamental trabalhar as especificidades de cada um para se chegar a uma real interação no meio em que vivem!
Abraços Inclusivos da Família Itard!
Oi Leandro e Ana! Sempre assisti as lives, mas esse é o primeiro curso que faço com vocês.Admiro muito o trabalho de toda a equipe.Espero aprender bastante para poder aplicar na sala de AEE. Muita expectativa!!
Olá, Joana!
Que honra ter você aqui conosco!❤
Seja muito bem vinda!
Vamos juntos!
Bom dia Leandro! Eu sou sua fã número 1, amo a forma com que você expõe os conteúdos abordados. Parabéns, é por isso que suas lives estão um sucesso!
Olá, Cenilda!
Agradecemos imensamente o seu carinho! ?
Respeitar o tempo do aluno é fundamental!!
Olá, Luciane!?
Sim!
Cada aluno possui seu próprio ritmo de aprendizagem, e cabe ao educador respeitar esse ritmo e tempo! ?
Gostei muito. Trabalho com um aluno que tem Sindrome de Down que apresenta muita dificuldade para comunicar-se. Tenho certeza que nesse primeiro episodio já ampliou o meu conhecimento para expandir o vocabulário do meu aluno e aumentar sua comunicação.
Que ótimo, Glória!?
Temos certeza que suas aulas serão um sucesso!
juscilene ,
Boa tarde
Olá, Juscilene! ??
Amei , estou sendo bem informada, otimo material
Olá, Patrícia!
Agradecemos ?
Ola
Amei a aula, muito rica em conhecimentos e aprendizagens significativas!!!
Olá, Lucilena!
Agradecemos sua participação!!! ?
Estou gostando muito desta aula é muito enriquecida obrigada
Olá, Luciene!
Continue com a gente! ?
Amando o curso. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento!
Bom dia, Vanderleia!
Nós que agradecemos sua presença aqui conosco! ?
Amando o curso.Obrigada por compartilhar tanto conhecimento!
Oi, Leandro. estou gostando muito do curso. Muito bom ampliar o meu conhecimento sobre as dificuldades que as crianças têm. Temos muita necessidade de nos comunicar. As crianças precisam de muita atenção e de ambiente positivo para isso.
Olá, Eliane!
Ficamos felizes por ter você aqui com a gente! ?
Leandro, um feliz dia do mestre com excelência pra você! Parabéns!!!!!!!
Pra todos nós, Judith! ?
Boa tarde! Quero o passo a passo para montar a prancha no Let me talke.
Obrigada!
Quantas informações ótimas! Muito obrigada!
Quero aprender o passo a passo para montar a prancha.Agradeço.
Nós que agradecemos sua participação, Silvandira! ?
Bom dia, Valdirene!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Olá Leandro, GOSTARIA DE APRENDER A MONTAR A PRANCHA NO LetMetalk. Obrigada, aguardo!
Bom dia, Angela!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “A Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Que legal! Mais uma vez só a agradecer, por tanto conhecimento partilhado.
Olá, Débora!
Alegria ter você aqui conosco! ?
Boa tarde. Eu gostaria de aprender a fazer a prancha incial no letme talk.
Bom dia, Mariangela!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Excelente explicação para podermos trabalhar de várias formas que possibilitem o desenvolvimento do aluno.
Olá, Denyse!
Agradecemos sua presença aqui com a gente! ?
Estou amando essas aulas. Obrigada
Elenilda, nós que estamos amando sua presença aqui na nossa família! ?
Boa tarde Leandro!
Gostei muito das suas explicações, muito esclarecedoras, espero aprender bastante com esse curso, pois quero proporcionar um aprendizado de qualidade para os meus alunos. Quero aaprender montar a prancha, o passo a passo do letmetalk. Grata a toda família Itard.
Abraço inclusivo.
Bom dia, Francisca!
Que alegria ter você aqui conosco!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Excelente! É muita apredizagem com essas aulas. Só temos a ganhar com isso.
Gostei muito das explicações, muitas coisas boas pra se colocar em prática.
Agradecemos imensamente pelo carinho!?
Professor vc é muito esclarecedor com as aula estou apresentando muito e quero em prática obrigada mesmo
Aula que da gosto assistir, sem comentários.
Gostei muito das explicações, muitas coisas boas pra se colocar em prática.
Boa tarde, Sônia! ?
Que bom que gostou!
Oi, Jacinta!
Agradecemos!!! ?
Olá!, Luciene!
É uma honra pra gente ter você aqui! ☺
Muito obrigada pelo carinho professor Leandro. Me formei pedagoga, e estou me especializando em AEE. Espero colocar em prática os conhecimentos que venho adquirindo com o seu curso juntamente com as suas Lives.
Olá, Juliana!
Agradecemos sua presença aqui com a gente!
Estamos felizes por ajudar! ?
Aula maravilhosa! Como a Comunicação Alternativa nos dá um suporte especial para bons resultados .
Gratidão !!
Oi, Izabel!
Que bom que gostou!?
Excelente explicação ??????
?
Luz e Paz a todos!A explicação esta ótima Prof Leandro.
Achei interessante e viável, a ideia de trabalhar a linguagem do aluno, em diversos ambientes, não se prender ao padrão. Toda forma de comunicação é aceitável e o professor deve possuir uma escuta sensível, para dar uma melhor atenção às necessidades do seu aluno. Como vc disse, não devemos ignorar a estes apelos. Temos que agir com naturalidade em todos os aspectos e procurar estimular todas as conquistas, da melhor forma possível. Gostaria, se fosse possível, que nos auxiliasse na montagem da prancha inicial no Sistema LetMeTalk. Agradecida! Abraços inclusivos.
Boa tarde, Maria Luisa! ?
Agradecemos seu comentário enriquecedor!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Agradecida, Letícia!
Olá, José Roberto!
Agradecemos! ?
Estou adorando suas explicações. São muito enriquecedoras.
?
Gostei muito.
?
Boa tarde! muito importante as explicações.
Boa Tarde, Mary!
?
Amei as explicações, bem esclarecedoras 🙂
Olá, Maria Lúcia!
Que bom que gostou! ?
Ótima aula!!!
Amei, aprendi com essa explicação.
Olá, Lucy!?
Oi, Gisele ?
Boa tarde Leandro!
Só pude participar da Família Itard hoje, e gostei bastante deste 1º episódio.
Me inscrevi logo depois da semana do professor do AEE, se não me engano, na live anterior Ana falou sobre um conteúdo interessante, mas não participe. Tem como assistir esta aula?
Parabéns por mais esta aula!
Aguardo resposta.
Maria das Graças
Boa Tarde, Maria!
Você consegue assistir sim!
Todos os vídeos da Ana estão na série Oficina de Atividade! ?
Show
?
Gostei muito suas explicações são show. ??
Bom dia! Estou começando o curso e achando muito enriquecedor! Qto conhecimento!
Gostaria de saber o passo a passo de palavras chaves de comunicaçao com o app do letmetalk. Obrigada!
Boa Tarde, Josiane!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “A Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”!
Ok? ?
Olá, Rosane!
Agradecemos ?
Show de explicação!
???
Parabéns estou gostando muito dessa oportunidade de adquirir um novo aprendizado. Gostaria de saber como montar e trabalhar com a prancha do LetMetalk.
A primeira aula já me proporcionou muito aprendizado. Estou bem estimulada para as próximas.
Olá, Susana!
Ficamos felizes com o seu comentário! ?
Olá!
Excelente aula.l!
Gostaria do passo a passo da prancha por favor!
Grata.
Abraços!
Olá, Ana Cláudia!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! Ok?! ?
Gostei muito suas explicações são show. ??
Bom dia. Assisti agora a sua aula. Se possível mostre_me o passo a passo de como montar a prancha inicial. Grata.
Olá, Laurizete!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Olá, Rosane!
Que bom que gostou! ?
Olá, Alexandra! ?
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Olá, Alexandra!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”!
Ok?!?
Obrigada por me tornar uma profissional mais segura. Cada um vez mais venho aprendendo.
Que maravilha, Vera Lucia!?
Agradecemos sua participação!
Fiquei muito feliz em participar do curso estou aprendendo muito com vocês
Que ótimo, Maria de Fátima!
Felizes com a sua presença aqui! ?
Bom dia estou iniciando o curso hoje, já estou gostando, é bom ter claro que o aluno pode crescer mais a partir da nossa intervenção, sendo ela o melhor possível, por isso quero aprender cada dia mais.
Quero o passo a passo e em folha.
Olá ?Cenira!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Muito bom suas explicações.
Olá Vanilda!
???
Olá, Margarida!
Siimm ?
A intervenção do professor é fundamental para o processo de aprendizagem do aluno!
Amei a explicação, quero o passo a passo. Parabéns!
Gratidão
Raquel ? Boa Tarde!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Amei a explicação, quero o passo a passo.
Gratidão
Estou muito feliz em participar deste curso estou aprendendo muito com vocês. Amei
Estou começando o curso hoje ,penso que vai ser de grande valia para a profissão que escolhi, que é a educação especial,e só tenho agradecer a vocês,gratidão.
Olá, Maria de Lourdes!
Nós que agradecemos sua presença aqui conosco! ??
Olá! Estou adorando as aulas. Gostaria de ver o passo a passo para montar a prancha no LetMeTalk. Obrigada! Abraços!
Oi! Aula maravilhosa.
Gostaria de ver passo a passo para montar a prancha no letmentalk.
Obrigada.
Carmen, Boa Tarde!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Olá, Sônia!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Boa tarde ! Estou amando, muito boa explicação, acredito que vou poder ensinar melhor meus alunos e já muito ansiosa pra montar a prancha .
Obrigada pela oportunidade interagir com a família itard.
Quero aprender o passo a passo da prancha.
Tenho dificuldade!
Cenira,
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Elza ?
Boa Tarde!
Nós que agradecemos pela sua presença aqui na família Itard!
OLA, BOA TARDE! COMECE O CURSO HOJE, ESTOU GOSTANDO MUITO, SEMPRE ACOMPANHO AS LIVES. O CURSO ESTÁ ÓTIMO.
Oiii Maria ?
Agradecemos sua participação!
Olá, eu também quero o passo a passo para montar a prancha. Muito obrigada!!!
Eliane, Boa tarde!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo para montar a prancha “Let me talk”! ?
Aula maravilhosa
Bom dia estou iniciando o curso hoje, já estou gostando, é bom ter claro que o aluno pode crescer mais a partir da nossa intervenção, sendo ela o melhor possível, por isso quero aprender cada dia mais.
Olá, Margarida!
Siimm ?
A intervenção do professor é fundamental para o processo de aprendizagem do aluno!
Boa noite. Por motivos maiores,estou começando o curso hoje.
Alegria ter você aqui, Maria Delcy!?
Super amando, fiquei com gostinho de quero mais.
Leandro, por que não pedir para o aluno fazer igual quando tá dando o modelo, porém, ABA usa muito.
Oi Thaís!
??
Estou adorando o curso e estou muito motivada para fazer a diferença na vida dos meus alunos!!!
Preciso aprender a criar uma prancha para minha aluna, aguardando ansiosa!!! Gratidão
Olá, Renata!
Obrigada pelo seu comentário!
Professores motivados fazem a diferença na vida dos alunos ?
Estou muito feliz em fazer parte desta família quero aprender mais com vcs pra que eu possa mim aperfeiçoar mais obrigada família linda
Olá, Luciene!
Também estamos muito felizes por você fazer parte da nossa família Itard! ?
Boa noite é maravilhoso participar de curso que nós faz crescer gradativamente para o benefícios de nossos alunos.Parabéns Familia Itard
Boa Tarde, Maria de Fátima!
Maravilhoso é ter você aqui conosco! ?
Olá!!! Gratidão Leandro! Também quero aprender a fazer a prancha para o meu aluno utilizando o aplicativo.
Thaís!
Vamos juntos ?
Como faço para conseguir modelo da prancha com as principais palavras.
José Roberto!
Boa tarde!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Eu quero o modelo da prancha com as principais palavras.Como faço para conseguir.
José,
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Eu quero o passo a passo para montar a prancha.
Olá, Vera!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Eu quero o modelo da prancha, com as principais palavras. como faço?
Tenho muita dificuldade com relação a CAA,porque muitas vezes eu não sei como iniciar com a criança. Quero fazer a diferença com esse curso,quero aprender para poder ajudar meus alunos, já que a secretaria de educação não disponibilizar nem uma formação para nós professores da rede municipal.
Olá, Célia!
Vamos juntos! ?
Professores motivados fazem a diferença na vida dos alunos ?
Neube,
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Explanação excelente com clareza e objetividade. Aula maravilhosa!
Eu quero montar a prancha de comunicação
Maria, agradecemos pelo seu comentário!
Abraços!
Boa tarde!! Eu quero ajuda para montar a prancha.Obrigada
Estou gostando muito! Porque está dentro do meu trabalho.
Merilani, Boa tarde!
Que bom?
Luiza, Boa tarde!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Olá família Itard!
Estou muito feliz em participar das aulas.
Hoje percebo que já tenho novos conhecimentos para desenvolver minhas aulas com mais eficiência. Sabe o que é você procurar ajuda e não encontrar ninguém que possa te dá um suporte?
Hoje me disponho de conhecimento e recursos que podem me ajudar a solucionar alguma situação que venha surgir.
Olá Flora!
Agradecemos imensamente pelo seu comentário!?
É uma honra ter você aqui conosco!
Vamos em frente, uns ajudando aos outros, e juntos iremos fazer a diferença! ??????
Eu quero o passo a passa da prancha
Boa noite é maravilhoso participar de curso que nós faz crescer gradativamente para o benefícios de nossos alunos.Parabéns Familia Itard
Boa Tarde, Maria de Fátima!
Maravilhoso é ter você aqui conosco! ?
Oi Vera!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Eu quero o modelo da prancha, com as principais palavras.
Oi Vera!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
excelente! como é importante receber tantas dicas importantes para ajudar nosso aluno com dificuldade de comunicação. Quero aproveitar o máximo desse curso maravilhoso! Obrigada a toda família Itard.
Eu quero o passo a passo
Olá, Verônica! ?
A Família Itard é que agradece sua participação!
Maravilhoso ter você conosco!
EU QUERO APRENDER MONTAR A PRANCHA
Quero aprender a usar a prancha.
Quero aprender a fazer a prancha passo a passo
Quero aprender a fazer a prancha de ccomunicação passo a passo
Olá, Ana Léo!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Oi Suzy!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Boa noite , excelente a comunicação é o princípio de tudo mesmo é se fazer um indivíduo por si só, parabéns
Gostaria de.saber sobre a prancha ler me talk.
Obrigada pelo aprendizado!!
Olá Marisa!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Quero cria a prancha no aplicativo ler me tá ok.
Quero criar criar a prancha no App let me talk.
Estou adorando o curso parabéns,quero aprender criar a prancha no aplicativo.
Boa tarde, Maria Oliveira!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Eu quero ajuda pra montar a prancha. Fiquei muito feliz por assistir a essa aula, pois tenho dois alunos que não falam um é PC e outra tem convulsões e já comprometeu a fala. Eu nem sabia como ajudar, obrigada. Vou poder ajudá-los daqui pra frente.
Oi Dea!
Vamos te ajudar! ?
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Olá, Jilvaneide!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Excelente a aula! Quero criar a prancha no aplicativo Let me talk. Como fazer?
Excelente aula!!! Muitas dicas valiosas!!! Algumas já coloquei em prática, mas confesso que estou feliz com as novidades. Tudo muito bom!!! Parabéns!!!
Boa Tarde, Suely!
Que alegria receber essa sua participação! ?
Olá, Jaqueline! ?
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
A lista de palavras frequentes não estão na ordem. Por onde começar a usar com o aluno não verbal?
preciso de orientação de como montar no LET.
Oi Luciene! ?
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Oi Leandro podes disponibilizar os slides das tuas aulas, abaixo junto com os materiais que tu coloca em PDF ?
Fico feliz a cada encontro.
Olá, Cecília!
Também ficamos felizes ?
Quero ajuda para montar prancha com LetMe talk.
Olá, Edna!
Vamos te ajudar!!!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Tenho certeza q fiz um comentário, vim olhar se vc respondeu, e não encontrei o meu registro. Inclusive qdo enviei esse, e os outros, recebo a mensagem da duplicidade de comentário. Assim fica impossível haver interação.
Boa Tarde, Célia!
Pedimos desculpas.
Já identificamos o seu comentário e o mesmo já foi respondido.
Abraços!!
Gostaria de receber orientações sobre o uso do Let Me Talk e como montar uma prancha inicial.
Olá, Herika!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Boa tarde!
Estou adorando o curso, parabéns pelo seu entusiasmo.
Recebi anos atrás o Boardmaker pelo MEC, preciso aprender, para utilizá-lo, e tb o passo a passo do letme talk.
Estou amando o curso, obrigada por tanto aprendizado!!!
Oiii Elisângela!
Nós que estamos amando a sua participação aqui?
Olá, Célia!
Boa tarde!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Adorei, explicaçao maravilhosa.
??
Boa noite! Excelente explicação professor
??
Gostei muito Leandro!
??
Boa tarde!!!
Gostaria de ajuda para criar a prancha passo a passo, no aplicativo Let me talk.
Desde já agradeço.
aula nota 10
Olá, Cristiane!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Ótima explicação Leandro! Parabéns.
??
boa tarde Leandro !! Por favor trabalho com aluno como auxiliar gostaria de saber se você tem alguma dica para trabalhar com deficiência motor?
Excelente Leandro! Gostei muito da aula, pois aprendi sobre recursos de comunicação alternativa.
Olá, Maria!
Que ótimo??
ESTOU GOSTANDO BASTANTE DAS EXPLICAÇÕES.
Que bom, Simone! ?
Já uso a comunicação alternativa na minha sala de AEE, estou amando tanto conhecimento adquirido, e não vejo a hora de colocar em prática todo aprendizado, obrigada Leandro e equipe.
Maria, nós que agradecemos a sua participação! ??
Olá, tudo bem,
Gostaria de saber se esse teste de efetividade está baseado em alguma evidencia científica? obrigada!
Boa tarde!!!
Gostaria de ajuda para criar a prancha passo a passo.
Desde já agradeço.
Estou adorando!
Bibiana, na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Boa noite, professor Leandro!
Já baixei o letimy talk, mais nao consigo fazer as pranchas. Gostaria se possivel você me ensinar o passo a passo para utilizá-lo.
Boa noite, Rosa!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Ótima explicação Leandro! Gostaria de um passo a passo da prancha.
Maria, na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Abraços!!
Olá, Claudia! ?
Sim. É uma adaptação simplificada que tem como base diversos estudos. Você pode obter mais informações aqui https://www.tobiibrasil.com/teste-de-efetividade-caa-comunicacao-alternativa/ ou em inglês aqui: http://tdvox.web-downloads.s3.amazonaws.com/MyTobiiDynavox/AAC%20Needs%20Assessment.pdf ou https://core.ac.uk/download/pdf/188110011.pdf entre outros.
Ótima explicação aula maravilhosa parabéns!
Para um aluno com síndrome de down, eu tbm uso essas palvras-chave?
Sim, Patrícia!?
Essas são as palavras mais usadas em diálogos e beneficiarão qualquer pessoa.
Boa tarde! finalmente conseguir acessar. Excelente explicação.
??
Bom dia Leandro! As imagens do aplicativo LetMe Talk são pequenas, como faço para ficarem maiores?
Olá Valdirene! Dê uma olhada na LIVE 6. Lá mostro como fazer isso. O link é https://familiaitard.com.br/episodio-06-letmetalk-como-criar-uma-prancha-de-comunicacao-no-celular/
nao consegui ver nenhuma aula
Olá, Elani!
Conte pra gente o motivo, para que possamos de ajudar!?
A COMUNICAÇÃO É REALMENTE FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO, SEJA ELA QUAL FOR…TRABALHO EM UMA ESCOLA QUE É EXCLUSIVAMENTE DE EJA, ONDE RECEBEMOS ALUNOS DE DIFERENTES CATEGORIAS DE DEFICIÊNCIA E DESDE O ANO PASSADO FOI MATRICULADO UM ALUNO COM TEA QUE FALTAVA MUITO AS AULAS E AINDA APRESENTAVA-SE APÁTICO, SEM DEMONSTRAR QUALQUER TIPO DE SOCIALIZAÇÃO, POIS DEVIDOS AOS MEDICAMENTOS PASSAVA A MANHÃ DORMINDO OU OLHANDO PARA O “NADA”… NESTE ANO, A FAMÍLIA RENOVOU SUA MATRÍCULA E O MESMO CONTINUA COM BAIXA FREQUÊNCIA, MAS TIVE A INICIATIVA DE TENTAR UMA COMUNICAÇÃO COM ELE, VISTO QUE ASSIM COMO EU A PROFESSORA REGENTE NÃO SABE COMO LIDAR, LOGO, ELE PASSA O TEMPO NA CARTEIRA SEM FAZER NADA… COMECEI A DAR “OI”, SEMPRE FALANDO O NOME DELE E TENTANDO APROXIMAR-ME, MAS COM CUIDADO, POIS QUANDO ALGUÉM SE APROXIMA ELE LEVAR UMA DAS MÃOS EM DIREÇÃO ÀS PARTES ÍNTIMAS DA PESSOA COM A INTENÇÃO DE TOCAR… ENTÃO, QUANDO EU CHEGO PERTO, COM MUITO CUIDADO, JÁ PEGO A MÃO DELE COM CARINHO E DIGO “AQUI NÃO, ISSO AQUI É MEU E NINGUÉM PODE TOCAR”… INTERESSANTE PORQUE NESTE ANO ELE JÁ SORRIU E BATEU PALMAS NA SALA! EU FIQUEI SUPER FELIZ, POIS ELE NUNCA TINHA MANIFESTADO COMPORTAMENTO ALGUM, A NÃO SER DE LEVAR A MÃO EM DIREÇÃO AO LUGAR ERRADO. JÁ ESTAVA COM ALGUMAS IDEIAS DE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DAQUELE GAROTO NESTE BENDITO ANO. INFELIZMENTE VEIO A PANDEMIA… MAS ASSISTINDO A JORNADA E VENDO ESTE VÍDEO CONTINUO INQUIETA E MAQUINANDO QUE PODERIA MONTAR UMA PRANCHA DE COMUNICAÇÃO PARA QUE A FAMÍLIA POSSA APLICAR COM ELE, TENDO EM VISTA QUE NÃO POSSO ESTAR COM ELE NESTE PERÍODO. ELE MORA COM A FAMÍLIA DA IRMÃ DELE E ELA ME FALOU QUE EM CASA ELE PRONUNCIA ALGUMAS PALAVRAS PARA SE COMUNICAR. FIQUEI MUITO SURPRESA, POIS NA ESCOLA ELE NÃO MANIFESTA NENHUM COMPORTAMENTO. ACHO QUE VALE A PENA TENTAR, NÃO É MESMO?!
AGRADEÇO ENORMEMENTE AO PROFESSOR LEANDRO E SUA A EQUIPE POR ESTAREM SENDO LUZ EM MINHA PROFISSÃO!
Olá Marília, agradeço seu carinho! Que felicidade ler sua mensagem e saber que você já acredita no potencial da comunicação alternativa. Agora basta começar! Realmente levar uma prancha ser usada na casa do aluno, orientando eles a fazerem uma leitura compartilhada de algum livro ou filme ou algo do interesse do aluno, fará toda a diferença! Abraços!
Obrigada pelo seu retorno prof. Leandro!
Boa noite eu quero receber a prancha, com as palavras. Desde já agradeço.
Olá, Viviane!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
Gostei muito.l
Nossa! Que maravilha! ?
Muito obrigada pela oportunidade de conhecer o Instituto Itard. Já indiquei para muitas pessoas, porque amei tudo que tenho aprendido. E assim como os outros, também quero aprender a fazer a prancha para o meu aluno utilizando o aplicativo… Gratidão sempre!????
Olá, Maria Suely!
Agradecemos sua participação e pela sua indicação!
Estamos juntos nessa missão! ?
Muito boa essa explicação sobre CAA, também preciso do passo a passo, para aprender a fazer uma prancha inicial.
Olá Elizorete! Obrigado.
Temos o passo a passo para criar a prancha no celular . Segue o link:
Celular : https://familiaitard.com.br/episodio-06-letmetalk-como-criar-uma-prancha-de-comunicacao-no-celular/
No computador tem um vídeo que mostra como fazer usando o boardmaker: https://www.youtube.com/watch?v=miYfzbUzNgI
Abraços
Boa noite! Poderia ajudar a montar uma prancha?
Olá, Jane!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
É verdade excelente essa explicação,porém preciso do pdf do slaide, professoor …É muito bacana esse material ( sou Lucinete Ferreira dos Santos de Sento-Sé_Bahia) Desde já muito obrigada e conto com vocês com a convicção de que está sendo e será maravilhoso esse aprendizado,espero e oro para me sair bem e que mais na frente eu,nós consigamos ajudar muito mais pessoas,lidar com essa modalidade nos treina para saber enchergar muitos potenciais….boa noite
Olá, Lucinete!
Agradecemos sua participação!
Vamos juntos nessa missão, uns ajudando aos outros! ??????
Boa tarde! Assistindo hoje! Concordo plenamente com o desenvolvimento global! Trabalhei com uma criança…no início sem diagnóstico. totalmente depende quando chegou a escola. Só andava segurando na mão, usava fraldas (4 anos)…bem tudo que queria saía “puxando” alguém de sua confiança. Conversamos com a mãe…e pedimos que ela deixasse ele pedir as coisas ao invés de “adivinhar” o que ele queria. Para resumir, o dia que ele foi ao bebedouro da escola sozinho! Foi uma alegria imensa! Daí já melhorou nas tarefas…e começou a falar palavras como mamãe, professora…com ausência de fonemas. Então, no meu uniforme coloquei a palavra PROFESSORA…e quando ele queria chamar minha atenção…falava e mostrava na minha blusa! Realmente quando estimulamos uma área acontece o desenvolvimento torna-se global! Maravilha!
Obrigado por compartilhar sua experiência Marineide. Realmente o desenvolvimento é global e todas as áreas precisam ser estimuladas! Abraços inclusivos!
😀 Estou fazendo adaptações das atividades das professoras regentes que trabalho, tenho cinco alunos, cada um com uma dificuldade, um diagnóstico, uma especificidade e uma realidade social. A fala de que temos de trabalhar com o que temos é e deve ser o nosso lema. Infelizmente, colegas de trabalho não estão se dedicando como deveriam, pois acreditam que a escola, os pais deveriam disponibilizar material e formas para que eles ( os professores) pudessem adaptar “direito” . Muitas pessoas possuem : preguiça, má vontade, medo e as vezes até desinteresse em aprender algo para poder seguir a sua função. Desviam o foco para algo, desviando a responsabilidade de ser um bom profissional.
Olá Danilo, muito bem colocado: temos de trabalhar com o que temos! Desviar o foco, arrumar desculpas para não fazer, encontrar culpados para um problema… todos esses são meios de fugir da responsabilidade. Sabemos que o professor não é o único responsável pelo aprendizado do aluno, existem outros envolvidos, mas todos tem uma parcela de responsabilidade. A pergunta que devemos fazer sempre é: será que estou sendo tudo o que eu poderia ser na vida desse aluno? Obrigado. Abraços!
Qual é o outro aplicativo que é pago???
Muito boa as explicações. Estou ansiosa para começar a por em prática.
Ótimo Jucineide! Vamos juntos!
Eu gostaria de fazer o passo a passo para criar a prancha.
Excelente Admary! Vamos falar sobre isso na live de hoje, dia 12/05/20.
Boa Tarde Leandro!
Só uma dúvida!
Sobre a Educação Inclusiva X BNCC
Aquele PEI por disciplina, já está de acordo com a BNCC?
Obrigada!
Abraço
Olá Nelve! Excelente pergunta. Sim, todos os planejamentos (PDI, PEI e PAEE) foram pensados para atender as 10 competências gerais da BNCC: empatia, autonomia, comunicação, etc. Já o PEI por disciplina, ele deve contemplar essas competências também, mas deve atender aos requisitos da BNCC específicos para cada disciplina. A participação do professor da disciplina é fundamental, pois cada disciplina tem uma série de requisitos, como por exemplo: competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental.
Eu também gostaria do passo a passo pra criar a prancha! ??
Pode deixar Monise, vamos falar disso na próxima LIVE!
Eu gostaria do passo a passo para montar a prancha inicial no LET ME TALK GRATA
Olá Ester, pode deixar! Vamos fazer isso na live de terça feira ao vivo! Não perde… mas qualquer coisa a gravação ficará aqui para os membros da Família Itard. Abraços!
Ótimo professor já ia lhe pedir!!
Legal Alexsandra! Show.
Explicação maravilhosa!
Nossa! Que maravilha! ?
Muito obrigada pela oportunidade de conhecer o Instituto Itard. Já indiquei para muitas pessoas, porque amei tudo que tenho aprendido. E assim como os outros, também quero aprender a fazer a prancha para o meu aluno utilizando o aplicativo… Gratidão sempre!????
Bom dia, Maria!
Agradecemos imensamente pelo carinho! 🙂
Ótimo
Professor eu gostaria do passo a passo pra montar a prancha no let me talk
Muito boa esse Episódio. Estou sempre revendo para assimilar.
Olá Silvana! Continue conosco! 🙂
Bom dia, Jacqueline!
Na série “Comunicar para Incluir” há um episódio chamado “Prancha no celular”, lá você encontrará o passo a passo! ?
??