Teste de Efetividade de Comunicação
100 palavras frequentes

189 comentários até agora. Comente você também!

  1. Andreia Vallim de Brito disse:

    Parabéns! Adorei a aula já trabalhei em Apae e na época queria que usasse com o aluno Tea , comunicação alternativa mas não tinha essa bagagem do entendido do porque, como, como apresentar as cartões, o significado da ação, fazer o material. Olha essa aula vai acrescentar muito em nossas vidas, falo por todos os participantes. Obrigado por compartilhar toda essa sabedoria conosco Leandro!

  2. Rosemeri Ponick Kuhn disse:

    Amei a disciplina sobre a comunicação alternativa, eu tive uma aluna, como professora domiciliar em 2019, ela tinha 11 anos, era não verbal, usava sonda, cadeirante e estava numa instituição porque tinha sido molestada na casa da mãe. Fiquei com ela somente 3 meses, aí acabou o ano, na época foquei atividades pra treinar coordenação fina, segurança e tranquilidade, porque ela durante as sessões as vezes tinha convulsões. Eu levava o note para ouvirmos Richard Claidman… Criei uma rotina, usei alguns cards para a comunicação mais não foquei neles porque não tinha esse conhecimento que recebi agora no curso. Os segundos professores não são preparados para o que vão passar em sala de aula, cursei psicopedagogia, especialização em inclusão e estou cursando segunda graduação em educação especial, até aqui, estou no 4. semestre, não preparam para essa realidade. Eu não sou favorável ao professor atuar como fono, TO, fisio, que estudaram para aplicar a reabilitação, mais concordo contigo, num cenário onde o aluno não tem nada disso, muitas vezes o professor é a única fonte. E aí trabalha-se com o que se tem.

  3. Irani Araújo Da Silva Conceição disse:

    Amei a aula. Estou ansiosa para receber este Material imprimir e torná-lo ferramente do meu dia a dia. Sou professora da sala de recuro mas te afirmo não tenho este CD, e pior os computadores da sala de recurso sei que são os amarelos e tem na escola sem funcionalidade ( quebrado). Existe alguma outra forma de eu conseguir este CD?

  4. RENATA MARTINS ZUPIROLLI disse:

    Estou gostando muito desse curso e dessas dicas, pois me formei agora, mas fiz estágios com crianças especiais, se tivesse feito esse curso com certeza ajudaria a professora. Muitas nem sabem como fazer e nem tem suporte para ajudar seus alunos. Parabéns Leandro !

  5. Telma Cristina Honorato Santos disse:

    Boa Noite!
    No teste quase todas as respostas foram SIM.
    Já atendi, no AEE, aluno com paralisia cerebral e que não falava. Na época senti bastante dificuldade na comunicação. Com o tempo criei alguns cards, utilizei pranchas, baixa tecnologia, a interação foi bastante produtiva. Infelizmente o aluno tem outras comorbidades, necessitou adiar o atendimento para cuidar de uma patologia grave, numa outra cidade, não retornou ainda. Estas orientações e recomendações de Leandro estão sendo extremamente importantes! Gratidão!

  6. DEA KOPPES CRUZ FAGUNDES disse:

    Parabéns Leandro, estou maravilhada com tanto conteúdo. Obrigada por estar nos ajudando, nessa caminhada que muitas vezes
    me pareceu tão solitária, estou confiante agora com mais conhecimento de atingir meus objetivos. Na atividade dos “sim” pensei em dois alunos
    um é PC deu 11 “sim”, a outra aluna tem eplepsia e deu 14 “sim”. Muitas vezes, ficamos sem saber por onde começar. Gratidão!

  7. Gisele Martins dos Santos da Silva disse:

    boa tarde Leandro antes da pandemia eu atendia uma aluna autista, que tem muita dificuldade na interação e não consegue ser alfabetizada, no inicio ela estava bem interessada nos atendimentos, mais em um dos meus atendimentos usei um reforço positivo com ela, mostrando que estava feliz por ela ter conseguido realizar a tarefa, a partir dai ela não quis mais realizar os atendimentos, soube disso porque perguntei pra mãe se tinha acontecido alguma coisa, então a mãe me disse que ela não gostava de ser elogiada, mais a mãe não havia me passado essa informação quando conversei com ela antes do atendimento com a aluna, enfim agora está bem difícil pra atende-la pois ela não está me dando mais abertura para me aproximar, se vc tiver come de dá uma ajuda eu agradeceria.

    • MARIA LUISA SANTOS DUARTE disse:

      A aula foi maravilhosa: nos mostrou várias ferramentas e estratégias, para desenvolvermos uma boa comunicação com nossos alunos. E ainda nos mostrou como exemplo, a bela história de Jonathan, que tudo estava contra o seu desenvolvimento, mas a mãe dele, com muita resiliência, acreditou no potencial do filho e nunca desistiu. Excelente exemplo, que confirma que todos são capazes de aprender. Abraços inclusivos.

  8. Eliane braz da silva disse:

    Iniciei o curso há pouco tempo, mas já estou gostando muito. Espero aprender bastante metodologias e jogos, tanto quanto as atividades voltadas a esse público tão carente de estímulos para aprender. Atualmente, trabalho com 3º ano do ensino fundamental, mas já trabalhei na inclusão e tive que buscar conhecimentos por conta própria. Com esse curso, espero adquirir conhecimento até mesmo para lidar com as crianças no dia a dia.

  9. Marliene Vanessa Fonsêca da Silva disse:

    Bom dia!
    Aula muito boa e esclarecedora.
    Sou professora de Educação Especial, com uma aluna com paralisia cerebral com a oralidade e motricidade comprometida, a mesma está no 3º ano do ensino fundamental dos anos iniciais. Assim, está sendo um desafio dar aula para ela. Esse curso está me dando a oportunidade de inserir novas estratégias.

  10. JANETE SILVA LIMA disse:

    Vou precisar aplicar este teste de efetividade de comunicação com meus alunos de AEE, a maioria deles possui dificuldade na comunicação e não sabia como lidar com essa situação. A partir dessa aula acredito que estarei preparada pra lidar com esse desafio. Tenho um questionamento: Onde posso entrar pra imprimir os cards e o material para disponibilização em atendimento desses alunos na comunicação alternativa? Fico no aguardo!

  11. Dulcineia disse:

    Aula excelente!E a experiência c as crianças,em diferentes níveis ,nos possibilitam a exercitar a observação.Eu recebi uma aluna muiiiito comprometida,c o laudo em andamento, não sabia muito sobre ela.E com o passar do tempo,eu percebi uma forma de comunicação,ela assoprava os dedos,quando fazia algo q gostava, passei p mãe,q já tinha presenciado,mas não entendeu.Acredito,q a paciência,e a observação,tb ajudam a lidar.Muito emocionante os vídeos.

  12. Karin Guenther disse:

    BOA NOITE!! SOU DE FLORIANÓPOLIS, ESTOU ACHANDO ÓTIMA AS AULAS, APESAR DE HOJE NÃO ESTAR MAIS NO AEE, ESTOU EM SALA DE AULA COM QUATRO ALUNOS ESPECIAIS, NO SEXTO ANO. A EXPERIENCIA ESTA SENDO MARAVILHOSA.

  13. Maria bethania de Lima Santos disse:

    Boa tarde Leandro.Tenho um aluno autista não verbal e severo,sou professora dele há 3 anos na sala regular é agora estou na sala do AEE e sou mediadora dele particular.Faço atendimento na casa dele.
    Nós se comunicamos através de gestos,através de olhares,expressão corporal.
    16 sim

  14. Maria bethania de Lima Santos disse:

    Boa tarde Leandro.Tenho um aluno autista não verbal e severo,sou professora dele há 3 anos na sala regular é agora estou na sala do AEE e sou mediadora dele particular.Faço atendimento na casa dele.
    Nós se comunicamos através de gestos,através de olhares,expressão corporal.

  15. ADMARY DUPIM disse:

    Parabéns Leandro é muito bom está aprendendo cada dia mais, já gostava de trabalhar com o Atendimento Educacional Especializado , agora muito mais, pois a cada aula fico mais emocionada e rica em conteúdos para desenvolver com os meus alunos. Obrigada.

    • SUELY DA COSTA FERNANDES disse:

      Que aula espetacular!!! 👏👏👏 Sensacional!!! 👏👏👏 E extremamente emocionante no final!!! 💝💝💝 Lamento que, por motivo da pandemia do novo coronavirus, não possa aplicar o que aprendi hoje com meu aluno portador de necessidades especiais!!! 😔😔😔 Parabéns, Leandro!!! 👏👏👏 Essa aula me mostrou um caminho extremamente possível, mas que eu jamais havia visualizado!!! Gratidão por esse ensinamento tão importante!!! 🌹🌹🌹

  16. Rozelma Gomes da silva disse:

    Olá Leandro!!
    A aula me mostrou muitas ferramentas e me fez ver o quanto é importante esse curso!
    Obrigado mesmo, pois me sinto agradecida pela oportunidade de fazer parte dessa turma e acrescentar meu curriculum na educação especial.
    Obgd!!

    • Maria bethania de Lima Santos disse:

      Boa tarde Leandro.Tenho um aluno autista não verbal e severo,sou professora dele há 3 anos na sala regular é agora estou na sala do AEE e sou mediadora dele particular.Faço atendimento na casa dele.
      Nós se comunicamos através de gestos,através de olhares,expressão corporal.

Deixe uma resposta para Juliana Lima Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *